Programas Educativos
Tocabem
23 de maio 19h | Museu do FadoDisponibilização plataforma online para o ensino da guitarra portuguesa e da viola. Desenvolvida pelo guitarrista e pedagogo Paulo Soares com o propósito de facilitar e universalizar o acesso aos diversos estilos de Guitarra Portuguesa, Viola de Acompanhamento e Fado, esta plataforma didática reúne conteúdos de vídeo, som, imagens, pautas e textos para aprendizagem e comunicação. Aberta a todos os mestres que estejam dispostos a partilhar conhecimentos, a Tocabem permitirá o reencontro dos estilos e a aprendizagem cruzada por cultores cujos instrumentos são usados em afinações diferentes.
Workshop de Pedro Jóia
12 de fevereiro | 10h-13h; 15h-17h | Museu do FadoEste workshop tem como principal objetivo analisar os pontos de encontro entre as técnicas da guitarra clássica/flamenca e da guitarra portuguesa.
Serão trabalhadas obras do reportório da guitarra de Lisboa e de Coimbra, com especial enfoque em Carlos Paredes, segundo a perspectiva de alguém que, artisticamente se relaciona directamente com estas expressões musicais.
Serão igualmente abordadas obras de compositores da música popular portuguesa como José Afonso ou do próprio Pedro Jóia.
Este workshop é dirigido, sobretudo, a guitarristas clássicos/violas de fado.
No final dos trabalhos será apresentado um pequeno recital colectivo.
Workshops de construção de guitarra portuguesa
Fevereiro a dezembro | Oficina da GuitarraA Oficina de Guitarra do Museu do Fado é uma valência educativa fundamental, proporcionando cursos livres de construção deste instrumento orientados por Acácio Rodrigues e Rita Marcelino. No quadro do centenário de nascimento de Carlos Paredes, o Museu do Fado reforça a sua oferta educativa promovendo visitas orientadas e workshops consagrados aos diferentes aspetos formais, técnicos e artísticos da construção de guitarra portuguesa na Oficina de Guitarra do Museu do Fado.
Com: Acácio Rodrigues, Rita Marcelino, Hugo Madeira e Óscar Cardoso.
100 Paredes
30 de Setembro | Teatro Maria MatosPeça de teatro musicado, com orquestra, pelo grupo Músicas & Musicais do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, que abrange alunos dos 9 aos 18 anos de idade. Músicas & Musicais foi criado em 2004 com o objetivo de desenvolver a criatividade e a comunicação através da promoção de atividades artístico-musicais, essenciais para a formação integral dos jovens.
Visitas | Oficinas
Fevereiro a dezembro | Museu do FadoA partir do vastíssimo legado de Carlos Paredes, o Museu do Fado promove oficinas pedagógicas, visitas orientadas e visitas com atividades destinadas a diferentes públicos:
Canto do Amanhecer
Junho a outubro | Roteiro do Museu do Aljube ao Museu do FadoCoprodução: Museu do Aljube | Museu do Fado | junho a outubro
Em setembro de 1958, Carlos Paredes era preso pela PIDE, tendo permanecido detido, durante um mês, no Aljube, sendo depois enviado para o Reduto Norte do Forte de Caxias, onde permaneceria 14 meses. Este roteiro/visita orientada em torno da obra e da biografia de Carlos Paredes inicia-se no Museu do Aljube e desce a colina de Alfama até ao Museu do Fado, onde se encontra patente a exposição “Variações para Carlos Paredes”, a partir de 16 de maio de 2025.
Baú de Divertimento
Fevereiro a dezembro | Museu do FadoEspetáculo musical participativo inteiramente dedicado à obra de Carlos Paredes. Orientado para um público infantil, elementos do grupo Baú interpretam e dão a conhecer alguns dos principais temas do mestre da guitarra portuguesa.
Público-alvo: Pré-escolar; 1º e 2º Ciclos, Famílias (crianças a partir dos 3 anos).
Pintar Paredes
Fevereiro a dezembro | Museu do FadoInspirados pela música de Carlos Paredes, os participantes são convidados a pintar livremente ao som da vasta obra do guitarrista.
Público-alvo: Escolas 1º, 2º e 3º Ciclos, Famílias (crianças a partir dos 5 anos).
Guitarra com Imagens Dentro
Fevereiro a dezembro | Museu do FadoNesta oficina o repertório de Carlos Paredes será a banda sonora. Com a ajuda de um retroprojetor de transparências, os participantes poderão explorar as potencialidades plásticas das sombras, das fotografias, das cores e das texturas ao som do mestre da guitarra portuguesa. No final da sessão, a experiência ficará registada em vídeo.
Público-alvo: Escolas 2º, 3º Ciclos. Famílias (crianças a partir dos 10 anos).
Melodia para um Autorretrato
Fevereiro a dezembro | Museu do FadoJúlio Pomar retratou Carlos Paredes em 2002 e aí retratou também a intimidade entre o mestre e a sua guitarra, como dois elementos que se fundem no momento em que a música acontece. Esta atividade propõe um primeiro exercício de reflexão sobre como nos relacionamos com os sons, as melodias e os ritmos. Por fim, o desafio estará na ilustração dessas sensações sobre um autorretrato (pintura ou fotografia).
Público-alvo: Famílias (crianças dos 6 aos 12 anos).
Canto do Meu Amanhecer
Fevereiro a dezembro | Museu do FadoAo som de “Canto do Amanhecer”, as famílias são convidadas a criar uma obra de arte coletiva e performática.
Público-alvo: Famílias (crianças dos 5 aos 12 anos).
Pelas Asas da Saudade
Junho a dezembro | Museu do FadoVisita-jogo pela exposição temporária “Variações para Carlos Paredes”. Através de jogos e materiais pedagógicos vamos conhecer melhor a vida, obra, mas também alguns segredos do grande guitarrista Carlos Paredes, que ficou conhecido como “homem dos mil dedos”.
Público-alvo: Pré-escolar e 1º ciclo. Famílias (crianças a partir dos 3 anos).
Um pouco mais do que amador
Junho a dezembro | Museu do FadoPrograma a desenvolver em parceria com instituições do ensino secundário para a criação de fanzines dedicadas a Carlos Paredes.