Investigação | Memória | Património
Arquivo Nacional do Som
No âmbito do Centenário, o Arquivo Nacional do Som desenvolve um plano estratégico de salvaguarda e conservação da obra fonográfica de Carlos Paredes, no quadro de distintas linhas de atuação:
- Elaboração de uma discografia da obra de Carlos Paredes, a ser difundida (online) pelas várias escolas de todos os níveis de formação em colaboração com o Plano Nacional das Artes;
- Promoção de uma campanha nacional para sinalização de gravações sonoras, formal ou informalmente realizadas;
- Recolha, reunião e salvaguarda dos suportes de som e documentos sonoros dos materiais identificados;
- Acolhimento em depósito dos suportes de som reunidos, assegurando a sua conservação e disponibilização universal e gratuita (assim que a infraestrutura do Arquivo esteja funcional) em condições legais (proteção dos direitos associados) e de segurança;
- Elaboração de folhas de audição guiada dos discos de Carlos Paredes;
- Publicação de qualquer gravação coerente que, pelo seu carácter extraordinário e raro, o justifique.
Exposições
Variações para Carlos Paredes
16 de maio a 31 de dezembro | Museu do FadoExposição antológica consagrada à vida e obra de Carlos Paredes, acompanhada de edição monográfica.
Curadoria e investigação: Ivan Dias e António Manuel Nunes
Inauguração: 15 de maio de 2025
Asas sobre o Mundo
Exposição itinerante nas cidades que acolhem os Festivais Internacionais de Fado em 2025: Madrid, Barcelona, Sevilha, Xangai, Pequim, Barcelona, Cidade do México, Panamá, Bogotá, Lima, Santiago do Chile, Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Montevidéu.
Edições
Pioneirismo, genialidade e modernidade em Artur Paredes
Livro acompanhado da edição integral da obra fonográfica de Artur Paredes, incluindo duas dezenas de gravações inéditas.
Investigação, textos e seleção documental: António Manuel Nunes
Edição: TradiSom
Carlos Paredes - A guitarra de um povo
Carlos Paredes, A Guitarra de um Povo é uma história de vida musical do grande mestre da guitarra portuguesa.
Investigação e textos de Octávio Fonseca com edição inédita do concerto no Teatro Carlos Alberto do Porto, no dia 31 de março de 1984.
Edição: TradiSom e Althum
O Amigo Paredes
Reedição da obra O Amigo Paredes, de Paulo Sérgio dos Santos.
Edição: Althum
Variações para Carlos Paredes
15 de maio | Museu do FadoEdição comemorativa do Centenário de Nascimento de Carlos Paredes. Catálogo da exposição antológica.
Regresso | Vinil + Livro
17 de maio | Museu do FadoRegresso configura uma viagem em analepse por diversos caminhos sonoros que reconduzem os ouvintes aos meandros de um imaginário enraizado onde os ramos da identidade de Carlos Paredes se fixam ao ADN telúrico de Arthur Paredes. Imbuídos dessa linguagem expressiva e aculturados na paisagem sonora coimbrã, António José Moreira (guitarra portuguesa) Ricardo Dias (guitarra portuguesa) e Pedro Lopes (viola) convidam os ouvintes a uma saborosa e vigorosa viagem pelos lugares da memória dos «Paredes».
Produção: Zerkalo. Investigação e textos: António Manuel Nunes
O Essencial sobre Carlos Paredes
No ano do Centenário de Carlos Paredes a Imprensa Nacional Casa da Moeda publica O Essencial sobre Carlos Paredes.
Marfado
Setembro de 2025Edição discográfica do acordeonista João Palma que percorre a obra de Carlos Paredes juntando expressões, sentimentos e linguagens que unem um país que é muito mais rico quando fala entre si e se abre ao mundo. Lila Downs, a consagrada artista internacional várias vezes premiada com o Grammy e o Grammy Latino, dará voz ao tema Verdes Anos, originalmente interpretado por Teresa Paula Brito no filme de Paulo Rocha.
Documentários
Paredes Guitarrista
14 de maio | Antestreia no Cinema São JorgeRealização: Graça Castanheira
Produção: Valentim de Carvalho
“A música de Carlos Paredes é plena de emoções e de movimento, marcas distintas do autor. Ora protesta, ora é triste, ora se abre em linhas melódicas claras e inteligíveis. O cinema percebe a riqueza de tons de Paredes e procura-o, com o sucesso que se conhece. O documentário sobre Carlos Paredes devolve ao autor a sua música, que surge aqui como banda sonora de si próprio. Formalmente, procura obedecer ao seu universo, sugerindo imagens em movimento, revelando-o a partir de notas biográficas e de testemunhos; investindo em criar ambientes capazes de revelar a grande atualidade e força da sua música. Paredes é uma história que tinha de se dar a ouvir.” Graça Castanheira
Com: Luísa Amaro, Hugo Ribeiro, José Leite Vasconcelos, Gilberto Grácio, Hugo Madeira, António Pinho, Novo de Matos, Henrique Silveira e as interpretações de Joana Bagulho (cravo) e Rodrigo Rodrigues (aluno de guitarra do Conservatório de Música de Viseu).
Regresso
Maio | RTPRealização: Ivan Dias. Produção: Zerkalo
A história de Carlos Paredes através de dez temas fundamentais da sua obra, que contam outras tantas histórias e períodos da sua vida pessoal, política, social e artística. As músicas e as imagens revelam-nos a dimensão do homem e do artista: um homem de Lisboa, nascido em Coimbra, mas com uma linguagem universal que arrebatou gerações inteiras e sucessivas, reunindo a admiração consensual dos maiores músicos da sua época, do Flamenco ao Jazz, da Música Clássica à Pop: Paco de Lucía, Charlie Haden, Kronos Quartet e Erica Pluhar, entre tantos outros.
Com: Alvorada – António José Moreira (guitarra portuguesa), Ricardo Dias (guitarra portuguesa) e Pedro Lopes (viola).
Estação Paredes
Produção: Volf Entertainment (Leonel Vieira) e Zerkalo (Ivan Dias); Realização e Fotografia: Javier Aguirresarobe; Diretor Musical: Gustavo Santaolalla
Formato: Longa-metragem.
Viajar na vida e obra de Carlos Paredes através de uma estação que nos transporta para os vários caminhos do genial guitarrista português e um dos maiores músicos do mundo no século XX. Imaginemo-nos a entrar nesta estação e a comprar um bilhete para “Verdes Anos” ou “Movimento Perpétuo”. Nesta viagem, escutamos e somos envolvidos pela voz de Carlos Paredes nos vários registos existentes em arquivos televisivos, de som e fílmicos, e ouvimos músicos de craveira mundial a interpretar o tema escolhido.
Colóquios | Conversas
Paredes com Povo Dentro - Variações sobre um Centenário
Setembro a dezembro | Museu do FadoCiclo de tertúlias sobre Carlos Paredes e a guitarra que “cantou” um País.
Conceção e moderação: Miguel Carvalho
Com: Levy Batista, Luísa Amaro, Viriato Teles, Luís Cília, Carlos Alberto Moniz, José Carlos Vasconcelos, Edgar Pêra, Joana Bagulho, Manuel Faria (ex-Trovante).
Movimento Perpétuo
Novembro | Museu do FadoCom o enfoque na reflexão crítica sobre as múltiplas dimensões do legado de Carlos Paredes, este encontro privilegiará a investigação e o debate em torno da biografia, discografia, repertório, organologia, legado artístico e memória de Carlos Paredes.