Artes Performativas | Música
– Com repertório de Carlos ParedesNo Centenário de Carlos Paredes
5 de fevereiro 20h | São Luiz Teatro MunicipalHá sons que se agarram à História, como se recusassem extinguir-se. É o caso das melodias e dos acordes rasgados de Carlos Paredes. Já passaram mais de duas décadas desde o seu desaparecimento e teimam em desbravar sentidos nestes novos tempos. No ano em que se assinala o centenário do nascimento deste músico extraordinário, a Metropolitana transfigura o timbre da guitarra em registo sinfónico, trazendo ao palco do Teatro São Luiz algumas das músicas que o próprio ali tocou em 1992 como, por exemplo, “Canto do Amanhecer”, “Verdes Anos” e “Dança Palaciana”. O programa completa-se com impressões das ruas de Lisboa nas leituras de Frederico de Freitas e de Saint-Saëns, uma homenagem a Haydn com assinatura de Brahms e o espetacular “Moto Perpetuo” de Paganini, em diálogo com o “Movimento Perpétuo” de Paredes.
Com: Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Perpétuo - Tributo a Carlos Paredes
6 de fevereiro 20h | Grande Auditório do Centro Cultural de BelémCelebração do centenário de nascimento de Carlos Paredes, revisitando algumas das suas composições, num tributo pluridisciplinar a um músico extraordinário, criador de uma sonoridade inconfundível, onde todos nós podemos reconhecer-nos.
Com: Bernardo Couto, Gaspar Varela, Ricardo Parreira, Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), Nelson Aleixo (viola), Francisco Gaspar (viola baixo), Ricardo Toscano (saxofone), Maria Sá Silva (harpa), Máximo Francisco (piano), Lúcio Studer (violeta) Denys Stetsenko e Raquel Cravinho (violino) Ana Raquel Pinheiro (violoncelo), Guilherme Leal e Margarida Belo Costa (bailarinos). Concepção e encenação: Diogo Varela Silva. Direcão musical: João Paulo Soares. Coreografia: Guilherme Leal.
Coprodução: Museu do Fado e Centro Cultural de Belém
Centenário de Carlos Paredes
16 de fevereiro 18h | Aula MagnaA Universidade de Lisboa celebra a vida e a obra de Carlos Paredes, no dia do seu aniversário, num concerto integrado no ciclo Música na Universidade de Lisboa.
O concerto comemorativo do Centenário Carlos Paredes conta com os músicos convidados: Ana Telles, Banda de Música Bombeiros de Torres Vedras, Carlos Alberto Moniz, Garota Não, Gonçalo Lopes, Inês Vaz, Joana Bagulho, Luísa Amaro, Mafalda Lemos, Gonçalo Lopes, Mário Laginha, Miguel Amaral, Simão Mota, Alma Menor – Tiago Morais e Tiago Marques – Rumos Ensemble – João Vasco, Anne Vitorino d’Almeida, Luís Gomes.
Ben Chasny e Norberto Lobo
13, 14, 15, 16 e 18 de fevereiro e dia a anunciar em abrilDois herdeiros da idiossincrasia de Carlos Paredes na relação com a guitarra – o norte-americano Ben Chasny e o português Norberto Lobo – prestam homenagem a Carlos Paredes. Projeto em coprodução entre a Culturgest (Lisboa, 13 fevereiro), o Centro Cultural gnration (Braga, 14 de fevereiro), o Auditório de Espinho (15 de fevereiro), o Convento de S. Francisco (Coimbra, 16 de fevereiro), o Teatro das Figuras (Faro, 18 de fevereiro) e o Festival Tremor (Ponta Delgada, Abril).
Uma coprodução: Auditório de Espinho | Academia, Convento São Francisco, Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, gnration, Teatro das Figuras e Festival Tremor.
Carlos Paredes por Mário Laginha
21 de fevereiro, Theatro Circo | BragaMário Laginha presta homenagem a Carlos Paredes, num concerto para o qual desafiou Julian Arguelles (saxofone), Romeu Tristão (contrabaixo) e João Pereira (bateria). Um percurso musical que une a riqueza harmónica do jazz à sonoridade inconfundível de Carlos Paredes.
Festival de Guitarra Portuguesa
7 e 8 de março | Teatro Capitólio | Teatro Variedades | Cinema São JorgeAs celebrações do centenário de nascimento de Carlos Paredes dão o mote para a primeira edição do Festival de Guitarra Portuguesa. Reunindo dezenas de músicos de distintas gerações e cruzando abordagens diversas à guitarra portuguesa, este Festival, com realização anual, celebra, na sua primeira edição, o legado moderno, intemporal e universal de Carlos Paredes. Uma programação de concertos, conversas e workshops reúne, durante dois dias, no Teatro Capitólio, no Teatro Variedades e no Cinema São Jorge, músicos de distintas gerações e áreas musicais diversas, unidos na celebração do grande génio da guitarra portuguesa. Concertos: Orquestra Sinfonietta de Lisboa (maestro Vasco Pearce de Azevedo) e Paulo Soares; José Manuel Neto; Entre Paredes– Sexteto Bernardo Moreira; Pedro Caldeira Cabral; Bernardo Couto & Martin Sued; Daniel Freire; Luísa Amaro; Luís Coelho; MPex, Pedro de Castro convida David Ribeiro e Eurico Machado; Henrique Fraga; Armindo Fernandes.
Coprodução: Museu do Fado e Ghude. Conceção e direção: Ghude
Périplo em Tom de Regresso
Digressão nacional de celebração do legado de Carlos Paredes pelas várias capitais de distrito de Portugal Continental.
Com: Alvorada | António José Moreira (guitarra portuguesa), Ricardo Dias (guitarra portuguesa) e Pedro Lopes (viola).
100 Paredes
Projeto multidisciplinarProjeto multidisciplinar de intervenção artística sócio comunitária, que cruza o repertório de Carlos Paredes com formações de Orquestra, Teatro, Dança e Canto, com itinerância prevista de norte a sul do País. Formação musical (base) Bruno Costa (guitarra portuguesa) e Nuno Botelho (guitarra clássica). Realização e videogramas: André Varandas.
Coprodução: Musicmed e ACCT – Agência Nacional para o Desenvolvimento Artístico Cultural e Criativo do Território.
Variações sobre Carlos Paredes
27 de abril | Largo de São Carlos | Programação integrada nas Festas de AbrilVariações sobre Carlos Paredes é um projeto artístico que parte da extraordinária inspiração de Carlos Paredes, da sua música, da memória que guardamos da sua personalidade e convicção, do brilhantismo interpretativo que transmitia às suas maravilhosas composições. De uma inspiração única, Paredes marcou de uma forma clara e determinante a música feita para Guitarra Portuguesa. Podemos dizer que se emancipou das suas influências e emancipou a Guitarra Portuguesa, dando-lhe o papel de instrumento solista que ainda não tinha. Paredes conseguiu depurar, tornar universal e único o som da Guitarra Portuguesa, sem perder a ligação clara que hoje associamos à música portuguesa. Inspirado e único, inspirou também gerações de músicos de uma forma apaixonada e humilde. Hoje, reclamamos um pouco dessa inspiração que Carlos Paredes nos deu, para criarmos um espetáculo em que a sua música é o ponto de partida para vários instrumentos. Variações, livres, como Carlos exigia para si e para a sua música.
Cravo, piano, guitarra portuguesa e viola clássica partem daquela fonte inspiradora e trazem-nos a música extraordinária de Paredes de uma forma também ela livre e única, trabalhada por Joana Bagulho no cravo, João Paulo Esteves da Silva no piano, José Manuel Neto e Bruno Costa na guitarra portuguesa e Pedro Jóia na viola clássica, que apresentam as suas Variações sobre Paredes. António Jorge Gonçalves pinta e desenha ao vivo e em vídeo ao longo deste espetáculo único.
Direção artística: António Miguel Guimarães. Direção musical: Pedro Jóia.
O Homem dos Mil Dedos
Concerto tributo a Carlos Paredes com Daniel Almeida (piano), Fábio Meneses (clarinete), Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, Quinteto de Cordas e Mafalda Rocha Lemos (guitarra portuguesa).
Produção: Furor Eminente Associação Cultural (Chaves)
Espelho de Sons
Julho a setembro | Museu do FadoDe julho a setembro, o Museu do Fado é o anfitrião de um ciclo de concertos-tributo a Carlos Paredes.
Com: Pedro Caldeira Cabral (4 de julho), 100 Paredes – concerto pluridisciplinar (11 de julho); Paulo Soares (18 de julho); Luísa Amaro (25 de julho)
Viagem Entre Paredes | Concerto para Guitarra Portuguesa e Orquestra
Convento de S. Francisco, Coimbra (Outubro)Com Hugo Gamboias e a Orquestra Clássica do Centro. Arranjos de Artur Fernandes, Luis Figueiredo, Felipe Barão e Luís Pedro Madeira.
Tocando Carlos Paredes | Rumos Ensemble
A celebração da música e da cultura portuguesas tem sido o foco do trio Rumos Ensemble. No centenário de nascimento de Carlos Paredes, Anne Victorino d’Almeida (violino, arranjos), Luís Gomes (clarinete, clarinete baixo) e João Vasco (piano, arranjos) apresentam um concerto multimédia, com arranjos inéditos, para celebrar o seu legado.
Programação Internacional
Exposição Mundial de Osaka 2025
1 de maio de 2025Em 1970 Carlos Paredes integrava a delegação portuguesa na Exposição Mundial de Osaka. No seu centenário regressamos ao homem e à sua música através da uma viagem memorial da Lisboa onde viveu a sua vida adulta, pela mão do grupo Alvorada – António José Moreira (guitarra portuguesa), Ricardo Dias (guitarra portuguesa) e Pedro Lopes (viola), uma formação de três virtuosos músicos que interpretam de modo sublime o legado de Artur Paredes e Carlos Paredes.
Festivais Internacionais Consagrados a Carlos Paredes
Abril a dezembro de 2025Coprodução: Museu do Fado, Alto & Bom Som, Everything is New.
Em 2025, os Festivais Internacionais coproduzidos pelo Museu do Fado serão consagrados ao legado de Carlos Paredes, através de um programa de concertos, filmes, conferências e exposições itinerantes, em 17 cidades, 12 países e 4 continentes.
Cidades: Madrid, Barcelona, Sevilha, Xangai, Pequim, Rabat, Atenas, Cidade do México, Panamá, Bogotá, Lima, Santiago do Chile, Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Montevideu.
Concertos: Carminho, Katia Guerreiro, António Zambujo, Teresinha Landeiro, Fábia Rebordão, Beatriz Villar, Alvorada (António José Moreira, Ricardo Dias e Pedro Lopes), Bernardo Couto, Pedro de Castro, Luís Guerreiro, Paulo Soares, André Dias e Hugo Gamboias.
Conferências: Luísa Amaro, Paulo Soares, Bernardo Couto, Pedro de Castro e André Dias.
Filme: Movimentos Perpétuos – Cine Tributo a Carlos Paredes, de Edgar Pêra
Exposição: Carlos Paredes | Asas sobre o Mundo
Festivais Internacionais
Madrid | 22 de abril, 3 e 4 de maio
Teatro Albeniz | Caixaforum Madrid | Filmoteca EspañolaConcertos: Katia Guerreiro | Fábia Rebordão | Alvorada Regresso
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: Luísa Amaro, Carlos Paredes, A Arte de Ser Português com Génio e Assombro
Exposição: Carlos Paredes Asas sobre o Mundo
Rabat | 5 e 6 de junho
Teatro Mohammed VConcertos: Filipa Vieira | Luís Guerreiro e Paulo Soares convidam Beatriz Villar (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: Paulo Soares, A Importância dos Paredes no Desenvolvimento da Guitarra Portuguesa Moderna
Atenas | 10 de junho
Atenas Concert HallConcerto: Teresinha Landeiro & Bernardo Couto
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: Bernardo Couto, Paredes como um Herói da Música Instrumental Portuguesa
Xangai | 6 de setembro
Shanghai Oriental Art CenterConcertos: Katia Guerreiro | Pedro de Castro (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: Pedro de Castro, A Guitarra Portuguesa: Lisboa, Coimbra, Paredes
Exposição: Carlos Paredes, Asas sobre o Mundo
Pequim | 7 de setembro
Bridge TheatreConcertos: Katia Guerreiro | Pedro de Castro
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: Pedro de Castro, A Guitarra Portuguesa: Lisboa, Coimbra, Paredes
Exposição: Carlos Paredes, Asas sobre o Mundo
Barcelona | 21 de junho, 28 de setembro
Teatro Poliorama | Caixaforum BarcelonaConcertos: Kátia Guerreiro| Alvorada
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: Luísa Amaro, Carlos Paredes, A Arte de Ser Português com Génio e Assombro
Exposição: Carlos Paredes, Asas sobre o Mundo
Cidade do México | 4 de novembro
Teatro da Cidade Esperanza Iris | Universidade Fes AcatlánConcerto: Carminho | André Dias (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: André Dias, Carlos Paredes e a Guitarra Portuguesa de Coimbra
Panamá | 6 de novembro
Teatro Nacional de Panamá | Centro Cultural Casa del SoldadoConcerto: Carminho | André Dias (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: André Dias, Carlos Paredes e a Guitarra Portuguesa de Coimbra
Bogotá | 8 e 9 de novembro
Teatro Mayor Julio Mario Santo DomingoConcerto: Carminho | André Dias e Hugo Gamboias (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: André Dias Carlos Paredes e a Guitarra Portuguesa de Coimbra
Lima | 10 de novembro
Gran Teatro Nacional PeruConcertos: Carminho | André Dias e Hugo Gamboias (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: André Dias Carlos Paredes e a Guitarra Portuguesa de Coimbra
Santiago do Chile | 13 de novembro
Teatro Nescafé de las Artes | Café Literário Parque BustamanteConcertos: Carminho | André Dias (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: André Dias Carlos Paredes e a Guitarra Portuguesa de Coimbra
Buenos Aires | 15 e 16 de novembro
PalacioLibertadConcertos: Carminho | André Dias e Hugo Gamboias (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: André Dias Carlos Paredes e a Guitarra Portuguesa de Coimbra
Montevidéu | 19 de novembro
Teatro SolisConcertos: Carminho | André Dias (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: André Dias, Carlos Paredes e a Guitarra Portuguesa de Coimbra
São Paulo | 21 de novembro
Theatro MunicipalConcertos: Carminho | André Dias e Hugo Gamboias (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: André Dias Carlos Paredes e a Guitarra Portuguesa de Coimbra
Rio de Janeiro | 23 de novembro
Vivo Rio | Real Gabinete Português de LeituraConcertos: Carminho | André Dias e Hugo Gamboias (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: André Dias, Carlos Paredes e a Guitarra Portuguesa de Coimbra
Brasília | 25 e 26 de novembro
Auditório do Museu Nacional da RepúblicaConcertos: Carminho | André Dias e Hugo Gamboias (Tributo a Carlos Paredes)
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: André Dias Carlos Paredes e a Guitarra Portuguesa de Coimbra
Sevilha | 31 de outubro e 5 de dezembro
Teatro Lope de Vega | Caixaforum SevillaConcertos: Carminho | Alvorada
Filme: Movimentos Perpétuos (Edgar Pêra)
Conferência: Luísa Amaro Carlos Paredes, A Arte de Ser Português com Génio e Assombro
Exposição: Carlos Paredes Asas sobre o Mundo
Viagens na Galáxia Parediana
Concertos em alguns dos locais onde ocorreram digressões de Carlos Paredes: Frankfurt (1983), Berlim (1977), Paris (1967) e em locais/cidades expressivos.